domingo, 25 de julho de 2010

Terapia de vidas passadas e Regressão de memória


         A “terapia  de vidas passadas”  é um método terapêutico, que baseia-se no pressuposto da “reencarnação”, e utiliza-se de  um sistema psicoterápico simples, que faz com que o cliente volte mentalmente a um tempo anterior, através de técnicas chamadas “indutivas”, a fim de resgatar  lembranças, que possivelmente sejam a origem de determinados traumas, tanto mentais, emocionais, quanto somáticos, que estão influenciando negativamente na vida atual, e possivelmente encontram-se enraizados tanto nas vidas pregressas, quanto na infância, nascimento ou vida uterina.
         O objetivo da terapia é, portanto, resgatar a lembrança no subconsciente do indivíduo, dos fatos  que originaram determinado trauma ou  distúrbio que foi esquecido e reprimido. Essa emoção  reprimida, permanecerá em estado de latência, como que aguardando  uma oportunidade em que uma situação semelhante à geradora se manifeste, para vir à tona, gerando o sintoma que influencia negativamente na presente vida do indivíduo. Uma vez que a lembrança for resgatada e houver a consciência dos fatos, a carga emocional é liberada, e o sintoma desaparece, pois o indivíduo compreende que nada mais era do que uma projeção, de fatos antigos, na sua presente realidade.
         Segundo Morris Netherton, “(...)Os pacientes revivem cenas de vidas pregressas com o objetivo de compreenderem certos problemas que os afetam no presente. A terapia não depende da “veracidade” da reencarnação, mas em deixar de lado a questão da veracidade para trabalhar no sentido de sanar os problemas comportamentais do paciente.” 
         Netherton, também afirma que “(...) a idéia de “desligar” o paciente de seus temores, fazendo com que ele os revivencie, não é nova. A terapêutica Freudiana sempre procurou levar os pacientes a tentarem desvelar seus traumas ocultos desde o início da vida e, na segunda guerra mundial, muitos combatentes vítimas de estado de choque foram curados de seus distúrbios mentais quando compelidos a descrever em detalhes e a reviver, inclusive emocionalmente, suas experiências de campo de batalha. E, conclui  que  “o trauma, profundamente incrustado no inconsciente, pode ter ocorrido uma ou várias vezes, sendo, portanto, necessário regredir a várias vidas com o objetivo de resolver o problema do paciente nesta vida”.
A Dra. Elisabeth Kübler-Ross, considerava que “cada estágio de cada processo, tinha de ser percorrido cuidadosa e metodicamente para se alcançar a suposta cura”. E dizia também, que “nem todo o indivíduo em processo de cura precisava passar por cada estágio numa seqüência rígida de tempo”.
Segundo Thorwald Dethlefsen,“Quando essas experiências anteriores se tornarem conscientes, esse filtro logo desaparece e a pessoa se torna capaz de observar a realidade como ela é, sem misturar à sua vida atual sentimentos do passado. O conhecimento das vidas passadas não é, portanto, uma fuga para o passado. É um procedimento que possibilita a realização daquilo que se exige dos sábios, mas que na realidade é muito difícil de conseguir: viver sempre, e sobretudo, no presente. O processo de trazer encarnações passadas à consciência conduz, finalmente, à esse objetivo. Nossas experiências com a reencarnação, junto com a prática terapêutica, fizeram com que adotássemos métodos da doutrina esotérica como forma de realização pessoal.”
Segundo Brian Weiss, “o material revelado pela terapia de vidas passadas é, em alguns aspectos, como os poderosos arquétipos de Carl Gustav Jung. Contudo o material resgatado da terapia regressiva a vidas passadas, não é arquetípico ou simbólico, e sim constituído de fragmentos da memória real da experiência humana do passado para o presente. A terapia de regressão a vidas passadas combina a especificidade e a catarse curativa, que é o que há de melhor na terapia freudiana com a participação curativa e o reconhecimento do profundo significado simbólico que é a marca significativa de Jung”.
Um dos métodos mais abrangentes e completos hoje, no qual também utilizo como ferramenta é o PROCESSO DE MEMORIA PROFUNDA (Deep Memory Process), de ROGER J. WOOLGER, que resulta da síntese de seus estudos na psicanálise, tradições xamânicas e espirituais. Baseia-se no reexperenciar de cenas de vidas passadas, período intra-uterino, nascimento e infância, de forma consciente e no corpo, liberação emocional, profunda percepção de energias sutis, jornadas a espaços intermediários além da morte(bardos), contatos com níveis espirituais arquetípicos e manifestações mais elevadas do self transpessoal. É realizada uma síntese eficiente de Jung, Reich, Freud, psicodrama, psicologia espiritual e tradições xamânicas, transformando de forma simultânea, corpo, mente, emoções e espírito. Entrando através da porta da imaginação do indivíduo, onde ele é encorajado que seu corpo conte uma história; e, esta história é resolvida através do psicodrama, da liberação emocional e do acesso a uma consciência elevada. Após é feita uma integração da nova conscientização alcançada à realidade atual do indivíduo.
Portanto, o sistema terapêutico de vidas passadas e regressão de memória, é um método psicoterápico eficaz e seguro, onde o próprio subconsciente, exerce uma autoproteção, não avançando mais do que o limite suportável do indivíduo. Auxilia o indivíduo a dissolver no seu corpo físico, as dores, tensões e padrões crônicos, penetrando no âmago e transformando os bloqueios emocionais, origem dos distúrbios físicos; os padrões emocionais e mentais, incluindo traumas, fobias, ansiedade, estresse, depressão, problemas de relacionamento, vícios, crenças limitantes, entre outros; também, ampliar a consciência do indivíduo, promovendo o crescimento pessoal. Completamente oposto dos sistemas terapêuticos tradicionais, é um método onde o próprio cliente é que determina e estabelece seus objetivos terapêuticos. E, o sucesso no tratamento,  depende única e exclusivamente, pela entrega do indivíduo ao trabalho preposto, para viver uma melhor qualidade de vida no aqui e agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário